Quais são os sintomas da andropausa no homem?

Quase todo mundo está familiarizado com o fato de que quando as mulheres atingem a certa idade, seus corpos começam a passar por um processo conhecido como menopausa. Mas sabia que os homens também tem seu momento e ele é chamado de andropausa?

Esse processo obviamente tem algumas diferenças distintas da menopausa, mas eles compartilham muitas semelhanças em relação aos sintomas. A andropausa descreve as mudanças relacionadas à idade nos níveis de hormônios masculinos. 

O mesmo grupo de sintomas também é conhecido como deficiência de alguns hormônios. No artigo abaixo, explico melhor o que é a andropausa no homem e quais os principais sintomas. Siga a leitura e confira!

O que é a andropausa no homem?

A andropausa envolve uma queda na produção de testosterona em homens com 50 anos ou mais. Muitas vezes está associado ao hipogonadismo. Ambas as condições envolvem níveis reduzidos de testosterona e sintomas semelhantes.

A condição afeta apenas 2,1% dos homens, enquanto a menopausa é uma parte natural do desenvolvimento sexual feminino. Essa prevalência aumenta com a idade, mas ainda não é um passo padrão no desenvolvimento masculino.

A testosterona é um hormônio produzido nos testículos no caso dos homens. E faz mais do que alimentar o desejo sexual. Também alimenta mudanças durante a puberdade, sua energia mental e física, mantém sua massa muscular, regula sua resposta de luta ou fuga e regula outras características evolutivas importantes.

A andropausa no homem difere da menopausa feminina de várias maneiras. Por um lado, nem todos os homens experimentam isso. Por outro, não envolve um desligamento completo de seus órgãos reprodutivos. No entanto, complicações sexuais podem surgir como resultado de seus níveis hormonais reduzidos.

Leia também::: Curiosidades sobre a andropausa

Quais os principais sintomas?

A andropausa pode causar problemas físicos, sexuais e psicológicos. Eles geralmente pioram à medida que você envelhece. Eles podem incluir:

  • energia baixa
  • depressão ou tristeza
  • motivação diminuída
  • autoconfiança diminuída
  • dificuldade de concentração
  • insônia ou dificuldade para dormir
  • aumento da gordura corporal
  • redução da massa muscular e sensação de fraqueza física
  • ginecomastia, ou desenvolvimento de mamas
  • diminuição da densidade óssea
  • disfunção erétil
  • libido reduzida
  • infertilidade

Você também pode sentir seios inchados ou sensíveis, diminuição do tamanho dos testículos, perda de pelos no corpo ou ondas de calor. 

Baixos níveis de testosterona associados à andropausa também têm são ligados à osteoporose. Esta é uma condição em que seus ossos se tornam fracos e quebradiços. 

Estes são sintomas raros. Eles geralmente afetam homens na mesma idade que as mulheres que entram na menopausa.

Quais as causas?

Depois que um homem atinge a idade de 30 anos, os níveis de testosterona diminuem gradualmente, caindo em média de 1% a cada ano.

No entanto, não se acredita que o declínio normal dos níveis de testosterona relacionado à idade esteja no centro dos sintomas da andropausa masculina. Se isso estivesse relacionado aos sintomas, todo homem os experimentaria, o que não é o caso.

Isso sugere que a mudança nos níveis de hormônios masculinos não é o único contribuinte para essa condição. Outros fatores de risco incluem problemas de saúde subjacentes, como:

  • falta de exercício
  • fumar
  • consumo de álcool
  • estresse
  • ansiedade
  • privação de sono

Como é feito o tratamento?

Como a condição não tem uma definição clara, os homens que experimentam essas alterações físicas receberão tratamento de acordo com seus sintomas.

Por exemplo, um homem com obesidade receberá apoio para controle de peso e um regime de exercícios visando atingir o peso ideal. Eles também podem ter que ajustar sua ingestão de alimentos e se envolver com uma dieta bem equilibrada e nutritiva.

Pessoas com diabetes e doenças cardiovasculares exigirão tratamento adequado para a condição subjacente. Controlar os níveis de glicose no sangue parece reduzir os sintomas.

Em alguns casos, o médico pode recomendar a terapia com testosterona, mas a eficácia deste tratamento não é clara. 

A terapia com testosterona pode aumentar os riscos de bloqueio no trato urinário e câncer de próstata. Também pode agravar doenças cardíacas isquêmicas, epilepsia e apneia do sono.

Por isso, é fundamental uma análise completa do paciente, de acordo com cada um dos seus sintomas. Mas de modo geral, uma mudança no estilo de vida, com melhoria na alimentação e a prática de atividades físicas regularmente pode proporcionar melhorias significativas nos sintomas da andropausa.

Leia também::: 3 atitudes que te ajudarão a evitar a chegada da obesidade

Cuide da sua saúde!

Como fica claro, a andropausa no homem é uma condição real, e que apesar de afetar um baixo número de pessoas, precisa de atenção aos sintomas.

E como também vimos, a obesidade é um dos fatores de risco para o surgimento dos sintomas, que impactam diretamente na qualidade de vida dos homens.

Portanto, procure sempre manter um estilo de vida saudável, com uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos sempre. Desta forma, você afasta o sedentarismo e também reduz a probabilidade de passar por essa fase.

Por fim, espero que tenha tirado suas dúvidas sobre a andropausa no homem e, para mais dicas e informações, siga também meus canais nas redes sociais. Estou no Instagram, Facebook e Youtube!