O que fazer para eliminar a gordura no fígado?

o que fazer para eliminar a gordura no figado

A gordura no fígado se desenvolve lenta e silenciosamente. Controlá-lo através de uma dieta adequada é essencial para evitar complicações.

Ela está presente em 30% dos brasileiros. Esse distúrbio se desenvolve lentamente e, embora às vezes possa deixá-lo cansado, geralmente não causa sintomas. No entanto, se não for controlado, causa inflamação no fígado e pode levar a complicações graves.

Para entender de forma mais completa o que é a gordura no fígado, e o que fazer para tratá-la, confira o artigo que compartilho abaixo!

A gordura no fígado

De todos os órgãos, o fígado é um dos mais importantes do corpo humano, pois inclui entre suas funções purificar o sangue eliminando toxinas, facilitando a absorção de certos nutrientes ou fabricando a bile, substância que serve para facilitar a digestão de gorduras. 

Por isso, é muito importante mantê-la saudável e, com ela, evitar múltiplas condições, como inflamações.

Entre os problemas que costumam acompanhar o fígado gorduroso, destacam-se a obesidade abdominal, a glicemia basal alterada (> 100 mg/dL) e outras características da síndrome metabólica, como hipertensão e resistência à insulina.

Embora o consumo de álcool seja um dos responsáveis, o excesso de peso costuma ser a principal causa do acúmulo de gordura no fígado. Modificar alguns hábitos alimentares ajuda a prevenir esse transtorno e suas complicações.

Leia também::: O que o hipotireoidismo pode causar no homem?

Como evitar a gordura no fígado?

A boa notícia é que o fígado gorduroso pode ser evitado simplesmente levando um estilo de vida saudável e exercitando-se regularmente. 

Também devemos saber que é uma doença reversível na maioria das vezes, para que possamos nos curar e evitar que ela reapareça, mantendo uma série de recomendações que darei a seguir.

O que fazer se eu tiver gordura no fígado:

  • Para começar, é essencial não consumir álcool
  • O exercício ajuda a queimar gordura e, assim, diminuir os níveis de triglicerídeos e colesterol. 
  • Devemos perder peso, mas com cuidado! Deve ser feito gradualmente, pois isso pode causar o aparecimento de fígado gorduroso ou acentuá-lo mais. O ideal é ter a ajuda de um nutrólogo. 
  • Evite alimentos processados, doces, tortas, refrigerantes carbonatados e fast food. 
  • Consumir frutas cítricas ajuda a queimar gordura, diminuindo a porcentagem de gordura corporal. 
  • O gengibre é considerado ideal para diminuir os triglicerídeos e é excelente por seu conteúdo antioxidante. 
  • Legumes e frutas não faltem na sua dieta! Todos eles são purificadores e nos ajudam a eliminar toxinas e gorduras. 
  • Alimentos ricos em fibras devem ser ingeridos e alimentos farináceos como arroz e massas devem ser grãos integrais. 
  • Evite o leite de vaca 
  • Aumente o consumo de alimentos ricos em vitamina A, C, E e selênio, como peixes oleosos, tomate, espinafre, brócolis, pimentão, nozes, abacate, entre outros
  • Procure beber ao menos 35ml de água por cada quilo corporal. Por exemplo, se você tiver 70 quilos, deve beber ao menos 2,450 litros de água por dia.

Leia também::: Como identificar os sinais da disbiose intestinal?

Cuide do seu corpo

O fígado é o principal órgão de desintoxicação. Por isso, como mencionei acima, evite um estilo de vida sedentário e faça exercícios: A atividade física não é boa apenas para os sistemas musculoesquelético e cardiovascular, mas também para o fígado. 

Aliás, um estudo recente conclui que tanto exercícios aeróbicos quanto de resistência ajudam a prevenir o acúmulo de gordura no fígado. Você pode dar um passeio de bicicleta, nadar ou optar por caminhar em ritmo acelerado.

É sempre importante também ter o acompanhamento de um médico nutrólogo, que vai lhe auxiliar a manter um peso ideal, evitando esta e tantas outras doenças que podem comprometer sua saúde.

Por fim, espero que tenham compreendido como eliminar a gordura no fígado e, para receber em seu e-mail notícias e informações para sua saúde, clique no botão abaixo e assine minha newsletter!

Inscreva-se na minha lista VIP de envio