Você sabia que carrega um “segundo cérebro” dentro da sua barriga! Seu intestino possui milhões de neurônios, que desempenham um papel essencial na sua saúde.
É conhecido como sistema nervoso entérico (SNE) e, em termos evolutivos, provavelmente existe há muito mais tempo do que o cérebro que você está usando atualmente para ler e entender essas palavras.
Para explicar melhor como funciona esse segundo cérebro, quais suas funções e seu papel na manutenção saudável do nosso organismo, preparei o artigo abaixo. Confira!
O que é o sistema nervoso entérico?
O sistema nervoso entérico é uma teia de neurônios encontrados na parede do sistema gastrointestinal. Ele se estende desde o fundo do tubo que conecta a garganta ao estômago, o esôfago, até o reto.
Estudos estimam que o SNE realmente contém mais neurônios do que toda a medula espinhal.
Sua principal função é manter as coisas funcionando corretamente. Isso inclui impulsionar alimentos e bebidas ao longo do trato digestivo, o que é feito por meio de uma série de músculos que se contraem e relaxam em harmonia.
Similarmente, também garante que o conteúdo dos intestinos seja bem misturado, para maximizar a absorção de nutrientes.
Mas também tem o papel de auxiliar o movimento do conteúdo do trato digestivo, o SNE também controla o fluxo sanguíneo local, as secreções mucosas e desempenha um papel na função do sistema imunológico.
Além disso, pode até estar ligado ao desenvolvimento de algumas doenças neurodegenerativas, incluindo a doença de Parkinson.
Também é responsável pela secreção de hormônios gastrointestinais que afetam o desempenho dos órgãos em todo o sistema digestivo.
Por exemplo, pode diferenciar entre os nutrientes necessários ao corpo e patógenos e microorganismos nocivos, permitindo que os primeiros sejam absorvidos, mantendo os últimos fora.
Leia também::: Quais são os sintomas da andropausa no homem?
Qual é a conexão intestino-cérebro?
O SNE se comunica com seu cérebro fisicamente e quimicamente, por meio de mais de 100 milhões de neurônios que existem em seu sistema intestinal. Mas essas conexões que vão e voltam viajam ao longo de um caminho chamado eixo intestino-cérebro.
Ademais, a principal conexão do seu intestino com o cérebro é o nervo vago. Este nervo também controla as mensagens que são enviadas para o coração, pulmões e outros órgãos.
Além disso, hormônios e outros neurotransmissores viajam ao longo do eixo intestino-cérebro para enviar mensagens quimicamente.
Essas mensagens químicas são afetadas pelo microbioma do seu intestino, e portanto, consiste em todos os fungos, vírus e bactérias que vivem dentro do seu sistema intestinal.
Da mesma forma, existem muitos tipos diferentes dentro do seu intestino, alguns dos quais podem ser benéficos ou prejudiciais à sua saúde. Outros não têm nenhum impacto.
O eixo intestino-cérebro também envolve:
- Sistema endócrino
- Sistema imune
- Eixo hipotálamo-hipófise-adrenal
- Microbiota
- Metabólitos
Papel da microbiota intestinal
Nos últimos, os cientistas perceberam o papel importante que a microbiota intestinal desempenha na sua saúde. A microbiota é composta de trilhões de microorganismos dentro e em seu corpo.
Além disso, entre suas principais descobertas está como os milhares de neurônios dentro do SNE se comunicam entre si para ajudar o processo digestivo, causando contrações no trato gastrointestinal.
Mas a ligação intestino-cérebro é também o que faz você sentir coisas como uma resposta de luta ou fuga e nervosismo antes de fazer uma apresentação.
Muitas pessoas lidam com outras condições que afetam sua saúde física e intestinal. Se você sentir coisas como ansiedade ou depressão, isso pode causar desconforto intestinal, causando problemas no estômago ou nos intestinos.
Por causa da ligação intestino-cérebro, o inverso também pode ser verdade – que sua saúde intestinal está afetando sua saúde mental e física.
Seu SNE pode afetar suas emoções. Por sua vez, suas emoções podem afetar certas condições, como:
- Síndrome do intestino irritável (SII)
- Prisão de ventre
- Inchaço
- Dor
- Diarreia
- Dor de estômago
Leia também::: Sono e perda de peso: qual a relação?
Cuide do seu sistema gastrointestinal
Como viu, seu sistema gastrointestinal tem um papel muito mais importante que apenas digerir os alimentos. Ou seja, ele está ligado a outras áreas do seu organismo e visa garantir também uma saúde integral ao seu corpo.
Por isso, procure manter uma alimentação saudável e nutritiva, como forma de manter seu sistema gastrointestinal em perfeitas condições. Ele saudável também permite que você possa ter um melhor controle do peso e absorver os nutrientes da forma correta.
Espero que tenha compreendido porque o intestino é chamado de segundo cérebro e, para mais dicas e muita informação sobre saúde e bem-estar, me siga também nas redes sociais. Estou no Instagram, Facebook e Youtube!