Suplementos podem ter vários benéficos. Mas fazer a auto-suplementação, sem orientação médica, pode envolver riscos à saúde.
Você já ouviu falar deles, pode tê-los usado e pode até tê-los recomendado a amigos ou familiares. Enquanto alguns suplementos alimentares são bem compreendidos e estabelecidos, outros precisam de mais estudos.
Antes de tomar decisões sobre tomar um suplemento, converse com seu médico nutrólogo. Eles podem ajudá-lo a alcançar um equilíbrio entre os alimentos e nutrientes que você precisa realmente.
E para saber mais sobre os problemas da auto-suplementação, confira o artigo que preparei abaixo!
O que são suplementos e quais seus benefícios?
Os suplementos incluem ingredientes como vitaminas, minerais, aminoácidos e enzimas. Eles são comercializados em formas como comprimidos, cápsulas, pós e líquidos.
Alguns suplementos podem ajudar a garantir que você obtenha o suficiente das substâncias vitais que o corpo precisa para funcionar; outros podem ajudar a reduzir o risco de doença.
Mas os suplementos não devem substituir as refeições completas que são necessárias para uma dieta saudável. Portanto, certifique-se de comer uma variedade de alimentos também.
Ao contrário dos medicamentos, os suplementos não podem ser comercializados com a finalidade de tratar, diagnosticar, prevenir ou curar doenças.
Isso significa que os suplementos não devem fazer alegações de doenças, como “diminui o colesterol alto” ou “trata doenças cardíacas”.
Afinal, seu objetivo é apenas de repor os nutrientes essenciais ao corpo, permitindo seu pleno desenvolvimento.
Leia também::: O que o percentual de gordura revela sobre a sua saúde?
Quais os riscos da auto-suplementação?
Muitos suplementos contêm ingredientes ativos que têm fortes efeitos biológicos no corpo. Isso pode torná-los inseguros em algumas situações e prejudicar ou complicar sua saúde.
Por exemplo, as ações a seguir podem levar a consequências prejudiciais — até mesmo fatais.
- Combinando suplementos
- Usando suplementos com medicamentos (seja com prescrição ou sem receita)
- Substituição de suplementos por medicamentos prescritos
- Tomar muito de alguns suplementos, como vitamina A, vitamina D ou ferro
Além disso, alguns suplementos também podem ter efeitos indesejados antes, durante e após a cirurgia.
Portanto, certifique-se de informar seu médico sobre quaisquer suplementos que esteja tomando.
Alguns dos principais riscos
Entre os riscos da auto-suplementação, você exceder as suas necessidades e, em alguns casos, você pode ter consequências graves com alguns nutrientes.
Por exemplo, um estudo publicado no Journal of the American Heart Association descobriu que, embora os alimentos ricos em cálcio possam ajudar a proteger a saúde do coração, os suplementos de cálcio podem aumentar o risco de acúmulo de placa nas artérias. Isso causa danos ao coração.
A vitamina A é outro exemplo de um suplemento aparentemente ótimo que pode causar estragos em seu corpo.
Embora possa ajudar a manter sua visão e sistema imunológico saudáveis, a toxicidade da vitamina A pode levar à perda de cabelo, perda óssea, confusão e até mesmo insuficiência hepática.
Por fim, o ferro e zinco também podem se acumular facilmente em seu corpo e causar vários problemas.
Enquanto os sintomas de exagerar com um suplemento variam de acordo com a vitamina ou mineral, problemas digestivos são normalmente o primeiro sinal de que algo está errado.
Mas quando há excesso na auto-suplementação, as pessoas também podem sentir náuseas, vômitos, convulsões ou taquicardia.
Leia também::: As propriedades da Coenzima Q10 no tratamento da fadiga
Consulte sempre seu médico
Como viu, os suplementos são importantes para a saúde, quando seguindo a orientação sobre dosagem e frequência do profissional de saúde.
Em contrapartida, os riscos da auto-suplementação precisam ficar claros, para que você nunca tome qualquer suplemento — ou medicamento — sem orientação do seu médico.
Inclusive, o médico nutrólogo é o profissional mais indicado para determinar quais e em qual quantidade de suplementos seu corpo precisa. Mas para chegar a tais números, ele realizará vários exames no seu organismo, para ver onde há carência, e em qual quantidade.
Espero que tenham compreendido os riscos da auto-suplementação e, para saber se você precisa de suplementos e em que dosagem, clique no botão abaixo e agende uma consulta!