Os 7 passos poderosos para manter uma rotina diária produtiva e energizada.

Para suportar as adversidades das nossas rotinas desafiadoras, a maioria de nós apostamos em uma dose de café. Porém, muitas vezes, eles não dão conta. A saída é chegar em casa, cair no sofá e então, se sentir esgotado.

O trabalho excessivo, o sedentarismo, a alimentação desregrada, tornou a falta de energia e indisposição um problema ainda mais comum. Por isso, se você anda com sua produtividade baixa, indisposto, sem ânimo, com sono contínuo, continue lendo esse artigo. Nele, eu vou te mostrar de forma estratégica os 7 passos tão poderosos, que quando aplicados elevarão o seu pico de energia para seguir a sua rotina a todo vapor.

Preparado para começar?

#Passo 01: Crie o seu ritual da manhã.

Crie um fluxo de riqueza e boa energia em sua vida, iniciando o dia com água. Fique na cama um pouco mais e estique-se, pratique yoga ou saia para uma corrida, o que for preciso para fazer você criar uma rotina diária eficaz, se sentir bem, animado para começar e terminar o dia bem!

Além disso, tente beber água purificada morna com suco de limão fresco para levantar o seu sistema imunológico, energizar e melhorar o seu humor.

Passo 02: Acorde / durma tranquilamente.

Use um despertador que toca música que você goste. Escolha uma música edificante que te permite despertar suavemente. Defina o volume o suficiente para interromper o seu sono, mas que não te assuste. O mesmo vale para a hora de pegar no sono, não necessariamente precisa ser ouvindo uma boa música, leia um bom livro, converse, torne isso um costume para melhorar seus hábitos.

Dica importante: Não atrase o início do seu dia. É muito tentador apertar o botão de “soneca” no despertador de manhã. Sim, não somos de ferro! Mas, se você cair no sono novamente, vai interromper o ciclo hormonal, e vai ser mais difícil ainda levantar e seguir adiante. É mais aconselhável ajustar o alarme para quinze minutos mais tarde, e colocar o despertador do outro lado do quarto, um truque simples para te obrigar a levantar.

Passo 03: Comece o dia devagar.

Saltar da cama direto para o ritmo frenético do dia a dia vai fazer com que você fique exausto logo de cara. Acorde 15 minutos antes que as crianças, tome aquele banho tranquilo e vista-se em um ritmo civilizado. E o principal: NÃO verifique os e-mails antes da hora de lidar com eles. É sofrer por antecipação e você não precisa disso logo cedo, não é verdade?

Use outros artifícios para dar um up na rotina diária. Cancele o estresse matinal

Você sabia que o estresse pela manhã define o seu humor para o dia? A correria tentando decidir o que deve vestir, o que comer vai te deixar fora de equilíbrio logo cedo. Acordar com um espaço limpo e organizado é uma das maneiras para se organizar e ter um dia bem sucedido, agradável e principalmente: sem estresse ao acordar.

Passo 04: Mexa-se.

Você não é do tipo que faz exercícios matinais? Talvez, essa seja a hora de rever seu conceito para praticar. Segundo um estudo da Universidade da Geórgia, pessoas que fazem pelo menos uma atividade aeróbica de baixa intensidade (como um passeio, por exemplo) três vezes por semana tem uma redução significativa nos níveis de fadiga, se comparado às pessoas que fazem exercícios intensos (como uma caminhada rápida em terreno inclinado) pelo mesmo tempo. Portanto, não é só a quantidade, mas a qualidade da atividade que você faz.

Dica importante: Mas como ser produtivo fora do trabalho (e ter mais tempo de qualidade consigo mesma)?

Essa é uma pergunta bem complexa, afinal, a maioria das pessoas usa o tempo que tem disponível usando anestésicos como distrações, exemplo: filmes, séries, bares, baladas, entre várias outras coisas que trazem um prazer imediato, mas deixam de lado a necessidade de usar esse tempo para evoluir sua rotina diária de alguma forma. E fato é: Não é nada fácil sair da mesmice, ainda que ela te faça chegar ao fim do dia com uma sensação de não ter feito o dia render.

Procure observar o que te dá prazer, o que te deixa feliz, mesmo que aquilo não envolva outras pessoas. Procure se conhecer, identificar e manter uma relação consigo mesmo.

Passo 05: Mantenha um ritual de transição trabalho/Casa

Criar um costume de transição entre o ambiente de trabalho e a casa auxilia a focar a sua energia e aproveitar melhor o início da noite. Uma dica, por exemplo, é sair do trabalho um pouco mais cedo, pelo menos uma vez por semana para fazer uma corrida ou um treinamento. Nos outros dias, ouça música durante esta “transição”, ou então troque para roupas confortáveis antes do jantar.

Passo 06: Trabalhe por partes.

Desgrude da cadeira! O nosso corpo precisa de movimentos esporádicos para manter o oxigênio circulando. A maioria de nós não consegue ficar focado na mesma tarefa por mais de 90 minutos, não é verdade? Levante-se e vá conversar com os colegas de trabalho, ao invés de ficar apenas conferindo o e-mail, por exemplo. Ou pelo menos fique de pé ao atender o telefone. Acredite, são atitudes pequenas, mas que fazem uma enorme diferença na sua rotina diária.

Passo 07: Respeite as suas refeições.

Um dia produtivo, começa com um café da manhã, de preferência, balanceado, com frutas e ovos. Evite leite, laticínios ou qualquer alimento com excesso de açúcar. Com um café da manhã rico em nutrientes, você já começa o dia se sentindo bem disposto, animado e fisiologicamente energizado.

Dica importante: Mantenha o ânimo durante a tarde.

Depois de almoço satisfatório, principalmente rico em carboidratos, você começa a se sentir sem energia. Principalmente, entre as 14h e 16h, então é oficial: você é sim um ser humano! O pico hormonal da manhã está em seu estágio final, e MUITAS pessoas, depois de um almoço satisfatório, começa a se sentir sonolentas durante o resto da tarde, uma das causas mais comuns de uma baixa no ânimo.

Isso foi explicado por uma equipe de cientistas da Universidade de Manchester, na Inglaterra, que apontaram em uma nova pesquisa que, o açúcar encontrado nos alimentos faz com que as células nervosas que nos mantêm alertas parem de emitir sinais para  nos deixar acordadas. Quando o corpo precisa de combustível, os sinais chegam a todo momento, mas quando há saciedade, a moleza impera.

Hábitos assertivos que fazem a diferença na rotina diária.

Com esses simples passos, você verá uma grande diferença no desempenho da sua rotina diária. Entenda, nosso bem-estar físico e mental depende não só da alimentação, mas sim de todos os costumes que adotamos para nossa vida. Um conjunto de bons hábitos que podem e devem ser mantidos desde a juventude, para colher lá na frente os frutos de uma vida cuidada de forma saudável.

Abraços.

Dr. Fernando Guanabara