Quando você está tentando perder peso, o conselho padrão de “comer menos calorias do que você queima” ainda se aplica. Mas sabia que o consumo de álcool também pode afetar seu emagrecimento?
Nem todas as calorias são criadas da mesma forma quando se trata do efeito em seu corpo. Por exemplo, 300 calorias de brócolis terão um efeito diferente no açúcar no sangue e na resposta do metabolismo do que 300 calorias de bolo.
Mas e as 300 calorias de cerveja ou vinho? Acontece que o álcool também tem um efeito específico e único nos sistemas do seu corpo — e alguns desses efeitos podem tornar mais difícil perder peso, manter o peso e permanecer ativo.
Para entender melhor essa relação, e como o consumo de álcool impacta o emagrecimento, confira o artigo que preparei abaixo!
Como o álcool afeta seu peso
O álcool tem mais calorias do que a maioria das pessoas imagina, contendo sete calorias por grama. Em comparação com proteínas e carboidratos, que têm cerca de quatro calorias por grama e gordura, que tem nove.
A natureza calórica das bebidas alcoólicas pode ser enganosa. Um litro de cerveja pode ter tantas calorias quanto uma barra de chocolate, e um copo grande de vinho branco pode ser tão calórico como um sorvete. Ou seja, as calorias em algumas bebidas podem aumentar rapidamente.
A verdade é que, mesmo que você coma super saudável na maioria das vezes, muito álcool pode atrapalhar sua perda de peso e pode até levar ao ganho de quilos extras. E esse impacto vai além apenas das calorias que citei acima.
Normalmente, seu corpo queima suas reservas de gordura para obter a energia de que precisa, que é exatamente o que você deseja quando está tentando perder peso.
O problema de beber álcool enquanto você segue um plano de perda de peso é que a bebida fornece uma forma de energia mais rápida e acessível para o seu corpo do que a gordura.
E, não importa o quanto desejemos que fosse diferente: o álcool é muito mais fácil para o seu corpo transformar em combustível em comparação com a gordura.
Aqui está a razão número 1 pela qual beber pode retardar sua perda de peso: seu corpo sempre buscará a fonte de energia mais rápida e fácil para combustível e, gordura, não é!
Leia também::: 5 dicas para ter mais energia e disposição
Impacto no organismo
Além dos mecanismos físicos específicos causados pelo álcool, também pode haver efeitos secundários. Por exemplo, pode alterar seu padrão de sono, particularmente a quantidade de sono profundo e restaurador que você obtém.
Mas, embora o efeito da bebida possa provocar sonolência, ele tende a sabotar a qualidade geral do sono. Isso porque pode interromper seu ritmo circadiano, bloquear o sono REM restaurador e agravar os problemas respiratórios.
Quando seu sono é ruim, isso pode afetar seu desempenho atlético – e até mesmo se você se exercita.
Uma dica prática para minimizar os efeitos no corpo
Beber menos para perder peso é uma ótima ideia ao lado de uma dieta equilibrada e exercícios regulares.
Se você gostaria de reduzir sua ingestão de álcool, por que não tentar alternar cada bebida alcoólica que você toma com um copo de água? Isso diminuirá a taxa de sua bebida e o manterá hidratado.
Beber bastante água também é recomendado para pessoas que tentam perder peso, pois pode evitar que você confunda sede com fome e coma mais.
Você também pode tentar trocar sua cerveja normal por uma cerveja de baixo teor alcoólico. Elas tendem a ter menos calorias também, então você estará consumindo menos calorias.
Se você bebe vinho, a mesma regra do consumo de água é válida. Isso evita o alto consumo da bebida alcoólica e o manterá hidratado.
Leia também::: Sono e perda de peso: qual a relação?
Tenha acompanhamento de um nutrólogo
A melhor forma de atingir um peso saudável é conhecendo profundamente seu corpo. E o acompanhamento de um nutrólogo no processo é fundamental, para que as particularidades do seu organismo sejam avaliadas e a melhor abordagem seja usada com você.
Afinal, cada organismo é único e o que pode funcionar para um, pode ser diferente para você. O mesmo se aplica também ao consumo de álcool. Enquanto para alguns uma cerveja ou outra pode não ser um problema, para outros pode afetar diretamente seus resultados de emagrecimento.
É por isso que ter um nutrólogo ao seu lado no seu processo de emagrecimento é fundamental! Por fim, espero que tenha gostado do artigo sobre o impacto do álcool no emagrecimento e, para mais dicas e informações de saúde, siga meu canal do Youtube!