Homem que se cuida: o que mudou nos protocolos de saúde

Os homens brasileiros vivem, em média, 7,2 anos a menos que as mulheres. Entre as causas de morte prematura estão à violência e acidentes de trânsito, além de doenças cardiovasculares e infartos. 

Além disso, a saúde, mais do que genética, é consequência das escolhas e hábitos de vida. Hábitos saudáveis e acompanhamento de saúde preventivo são o caminho para o envelhecimento com qualidade de vida. 

Mas os homens costumam dar menos atenção à saúde e realizam menos consultas médicas. Como consequência, terão mais chances de ter doenças evitáveis, caso visitassem o médico com frequência.

A adoção de hábitos saudáveis, a prática de atividade física regular, a alimentação balanceada e o uso moderado de bebidas alcoólicas são cruciais para diminuir estes agravos evitáveis. 

A identificação precoce de doenças aumenta as chances de um tratamento eficaz. Por isso, alguns exames devem fazer parte da rotina dos homens.

Homem que se cuida

É preciso prestar atenção no corpo e ficar atento aos sinais que ele envia. O cuidado deve ser diário. 

Mudanças de hábitos alimentares, com menos alimentos gordurosos e ultraprocessados são fundamentais. Evitar estes comportamentos de risco é a chave para uma vida mais longa e saudável.

Aferir a pressão com frequência e acompanhar as taxas de colesterol são importantes para evitar doenças crônicas como a diabetes e a hipertensão. 

Outros testes importantes a serem realizados dizem respeito às doenças sexualmente transmissíveis como o teste de HIV, hepatite B (HBsAg) e do vírus da hepatite C (anti-HCV).

Além disso, homens com mais de 50 anos e com sintomas de problemas na próstata, como dificuldade para urinar, jato urinário fraco ou sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, devem ir ao médico para investigar o problema. 

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.

Leia também::: 5 dicas para ter mais energia e disposição 

Os sinais da andropausa

A andropausa envolve uma queda na produção de testosterona em homens com 50 anos ou mais. Muitas vezes está associado ao hipogonadismo. Ambas as condições envolvem níveis reduzidos de testosterona e sintomas semelhantes.

A condição afeta apenas 2,1% dos homens, enquanto a menopausa é uma parte natural do desenvolvimento sexual feminino. Essa prevalência aumenta com a idade, mas ainda não é um passo padrão no desenvolvimento masculino.

A testosterona é um hormônio produzido nos testículos no caso dos homens. E faz mais do que alimentar o desejo sexual. Também alimenta mudanças durante a puberdade, sua energia mental e física, mantém sua massa muscular, regula sua resposta de luta ou fuga e regula outras características evolutivas importantes.

A andropausa no homem difere da menopausa feminina de várias maneiras. Por um lado, nem todos os homens experimentam isso. Por outro, não envolve um desligamento completo de seus órgãos reprodutivos. No entanto, complicações sexuais podem surgir como resultado de seus níveis hormonais reduzidos.

A andropausa pode causar problemas físicos, sexuais e psicológicos. Eles geralmente pioram à medida que você envelhece. Eles podem incluir:

  • energia baixa
  • depressão ou tristeza
  • motivação diminuída
  • autoconfiança diminuída
  • dificuldade de concentração
  • insônia ou dificuldade para dormir
  • aumento da gordura corporal
  • redução da massa muscular e sensação de fraqueza física
  • ginecomastia, ou desenvolvimento de mamas
  • diminuição da densidade óssea
  • disfunção erétil
  • libido reduzida
  • infertilidade

Leia também::: Quais são os sintomas da andropausa no homem?

Como o nutrólogo pode ajudar o homem a ter mais saúde?

Ou seja, homem que se cuida ter menos chances de desenvolver doenças e, como consequência, terá uma longevidade maior.

E o caminho para isso é buscar o médico nutrólogo periodicamente para saber como está sua saúde geral, e não apenas quando apresentar alguma doença. Este profissional é o mais especializado para cuidar e tratar qualquer alteração que possa no metabolismo masculino.

Além disso, realizar um check-up anual, realizar exames de sangue, cardiológicos e hormonais são fundamentais, permitindo que a correção seja feita antes que a doença se manifeste.

Dessa forma, o homem que se cuida poderá desfrutar de uma vida de melhor qualidade e uma longevidade saudável! E para mais dicas e informações sobre saúde em geral, siga meu canal do Youtube!