Dados do Ministério da Saúde apontam que 62% dos brasileiros não praticam qualquer tipo de modalidade esportiva, e o que é preocupante nesse caso é o sedentarismo. E segundo dados a Organização Mundial de Saúde (OMS), ele é o quarto fator de risco de mortalidade global no mundo e é responsável pelo surgimento e o agravamento de uma série de doenças, como as do coração, diabetes e câncer.
Um estudo publicado pelo periódico científico Circulation mostrou que pessoas de meia idade podem reduzir e reverter o risco cardíaco ocasionado por décadas de sedentarismo ao realizar atividade física. Mas, para ter esse resultado é preciso praticar exercício aeróbico de quatro a cinco vezes por semana, por cerca de dois anos. A pesquisa também mostrou que 12% dos casos de depressão poderiam ter sido prevenidos por meio da prática regular de exercício físico.
BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA
Do ponto de vista músculo-esquelético, o exercício físico auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, além de fortalecer os ossos e as articulações. Com relação à saúde física, observamos perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do metabolismo do açúcar, diminuição do triglicerídeos e colesterol total e aumento do HDL (o “colesterol bom”). Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas. Já no campo da saúde mental, a prática de exercícios ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse. Além disso, auxilia também na recuperação da auto-estima e na redução da ansiedade.
PERFORMANCE ESPORTIVA
A performance esportiva está associada ao condicionamento físico e à estrutura mental do atleta ou praticante de atividade física. E o acompanhamento com o médico especializado em saúde e prevenção tem o objetivo de desenvolver um alto potencial no competidor e fazê-lo alcançar os melhores resultados dentro de sua categoria e competição, já que é somente com a avaliação clínica e o aconselhamento médico que se pode garantir o máximo desempenho sem qualquer prejuízo à saúde. Existem protocolos exclusivos para aumentar performance na corrida, triathlon ou Crossfit, através de suplementos que melhoram a imunidade, aumentam o nível de energia, força e resistência e outros suplementos antioxidantes e anti-inflamatórios naturais que diminuem a fadiga e otimizam a recuperação pós treino. O acompanhamento auxilia atletas a ganhar força e condicionamento sem estresse metabólico intenso. E isso só é possível através de suplementação individualizada, após avaliação de exames laboratoriais, que equilibrarão o organismo e melhorarão o desempenho esportivo.
CONSTÂNCIA
A atividade física foi um dos fatores determinantes para mudar a minha vida. A prática regular, além de me auxiliar a eliminar peso, me fez ganhar massa magra e a perder gordura, melhorar o meu condicionamento físico e os resultados dos meus exames laboratoriais. Somando essa prática ao combo alimentação saudável e equilíbrio hormonal e metabólico, é possível prevenir inúmeras doenças. E para finalizar esse artigo, gostaria de usar a minha experiência como médico e como praticante de esportes e que se exercita regularmente, para dar algumas dicas que me ajudaram a começar e não parar. Pois o que faz grande diferença para a saúde é a constância. Preparado para conquistar a sua melhor versão?
- O primeiro passo é escolher algo que você tolere ou seja, sinta prazer em fazer. Se não sabe ainda qual é, teste;
- Não se frustre até encontrar;
- Não use a desculpa de que a mensalidade da academia é demais para o seu bolso, visto que você não precisa de uma, nem de novas roupas de ginástica para se tornar mais ativo;
- Corra na rua, use a academia do prédio, treine em casa usando o que tem;
- Definir uma meta específica de exercícios, como correr 5 km, pode ajudá-lo a permanecer motivado;
- Se exercite com um amigo ou contrate um profissional de Educação Física, a fim de que alguém possa te estimular;
- Quanto a quantidade de exercício que você deve fazer, de acordo com as mais recentes diretrizes do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, adultos devem fazer 150 minutos (2,5 horas) de atividade física de intensidade moderada por semana. É possível dividir esse tempo, por exemplo, em 30 minutos de atividade física, cinco dias por semana.