A fadiga é uma sensação de cansaço recorrente que pode ser agravada pela atividade física ou mental, e torna quase impossível sair da cama e iniciar a rotina diária.
Além dos hábitos que podem desencadear essa situação, é importante dar atenção especial à sua alimentação, pois se faltar certos nutrientes pode ser mais difícil obter energia para enfrentar o dia.
Atualmente, com o uso de alimentos industrializados, é muito fácil cair em uma deficiência vitamínica. Ou por não comer quantidades suficientes dos alimentos certos ou por não conseguir absorver os nutrientes devido a problemas digestivos.
E como resultado, pode surgir o cansaço e a fadiga, tema que abordo no artigo abaixo. Siga a leitura e confira!
O que é fadiga e o que a causa?
Todos nós, em algum momento, nos sentimos tão cansados que tudo o que queremos fazer é ficar na cama o dia todo e não fazer nada. No entanto, após esta pausa podemos voltar à normalidade e cumprir as nossas atividades e obrigações.
O problema surge se, após algumas semanas, o enfraquecimento e a falta de energia continuar ou, ao contrário, aumentar ainda mais. Este é um sinal de alarme ao qual devemos estar atentos.
Além do estresse e da vida agitada que levamos hoje, existem outras razões pelas quais podemos nos sentir mais cansados do que o habitual:
- uso de álcool ou drogas.
- excesso ou falta de atividade física
- Não dormir bem
- medicamentos anti-histamínicos ou para tosse
- alimentação não-saudável
- obesidade
- falta de nutrientes essenciais
Leia também::: Quais as doenças relacionadas aos baixos índices de vitamina D?
A deficiência de nutrientes pode causar fadiga?
Já discutimos os hábitos diários que podem causar desgaste físico e mental. Mas, além destes, vale a pena notar que a comida pode desempenhar um papel importante na forma como nos sentimos.
Agora, não se trata da quantidade de comida que é ingerida diariamente, mas da qualidade da comida que o corpo recebe. Por exemplo, dieta pobre pode impedir o corpo de obter os nutrientes de que precisa e levar a problemas de saúde, incluindo fadiga crônica.
A seguir, veremos o que acontece quando há falta de certos nutrientes.
Vitamina C
Esta vitamina é utilizada para prevenir e reduzir os sintomas da gripe ou do resfriado comum. De fato, acredita-se que a ingestão diária de alimentos que o contenham pode ajudar a evitar que essas condições de saúde apareçam.
Um estudo publicado no Nutrition Journal menciona que o consumo de vitamina C pode estar diretamente relacionado à redução da fadiga. Isso, aparentemente, porque atua como um antioxidante.
Vitamina D
A deficiência de vitamina D parece estar relacionada não apenas ao enfraquecimento dos músculos e ossos, mas também ao sono e à fadiga.
A esse respeito, um estudo do North American Journal of Medical Sciences sugere que pode haver uma ligação entre pacientes com fadiga e deficiência de vitamina D.
Além disso, sugere que uma dose ideal dessa vitamina está associada a uma melhora significativa nos sintomas.
Ferro
A Organização Mundial da Saúde aponta que a falta de ferro é o principal problema nutricional da população mundial e ocorre não só nos países em desenvolvimento, mas também nos países industrializados.
Magnésio
O magnésio é um nutriente que está em constante ação em nosso organismo, pois é responsável por converter os alimentos em energia e regular algumas funções do organismo.
Leia também::: Como identificar os sinais da disbiose intestinal?
Quando ir ao médico?
Embora a lista anterior reúna alguns sintomas e causas de fadiga, é importante ficar atento aos sinais de alerta e possíveis complicações, são os seguintes:
- Depressão
- Isolamento social
- Restrições no estilo de vida
- Aumento das faltas ao trabalho
Na presença de qualquer um desses sintomas, é necessário consultar um médico para encontrar um tratamento adequado.
Um médico nutrólogo, por exemplo, pode fazer uma ampla avaliação da sua condição geral de saúde e determinar quais as causas exatas da fadiga.
E se for constatada a deficiência nutricional, o tratamento visa o equilíbrio do metabolismo através da suplementação de nutracêuticos, vitaminas, minerais, aminoácidos e hormônios, se necessário.
Portanto, se você é daqueles que sofre com fadiga, clique no botão abaixo e agende uma consulta. Dessa forma será possível descobrir as causas e iniciar o tratamento mais apropriado.