O que o hipotireoidismo pode causar no homem?

O distúrbio da tireoide não é uma condição exclusiva das mulheres. Embora mais comum em pessoas do sexo feminino, os casos de hipotireoidismo entre os homens estão aumentando. 

O ganho de peso é um dos sintomas reveladores do hipotireoidismo, ou tireoide hipoativa, uma condição que ocorre quando a glândula tireoide não produz o suficiente de alguns hormônios importantes. 

Mas há outros sintomas, que na maioria das vezes se confundem com outras doenças. Por isso, preparei o artigo abaixo explicando de forma mais detalhada o que é o hipotireoidismo, e o que ele pode causar.

Como funciona a tireoide?

A glândula tireoide é responsável por secretar uma série de hormônios que regulam o crescimento, desenvolvimento, temperatura corporal e metabolismo. 

Hormônio estimulante da tireoide (TSH), triiodotironina (T3), tiroxina (T4) são os principais hormônios que afetam a função da glândula tireoide.

O TSH é produzido e liberado na corrente sanguínea pela glândula pituitária no cérebro. Este sinal alerta a glândula tireoide para liberar os hormônios T3 e T4. 

Os hormônios T3 e T4 estão altamente envolvidos na quantidade de energia que seu corpo usa para realizar funções básicas em repouso (também conhecido como taxa metabólica basal), como respiração e regulação da temperatura.

Leia também::: O que o percentual de gordura revela sobre a sua saúde?

O que é disfunção da tireoide?

A causa raiz da disfunção da tireoide pode variar de pessoa para pessoa, porque uma tireoide em funcionamento é altamente dependente de um delicado ciclo de feedback. A principal causa do distúrbio da tireoide é uma interrupção do TSH, T3 e T4.

O TSH regula a produção de T3 e T4. A maior parte do hormônio da tireoide produzido é T4, que é principalmente convertido em T3 no fígado para realizar as funções necessárias em todo o corpo. 

Quando os níveis de T3 e T4 estão altos na corrente sanguínea, se suprime a produção e liberação de TSH. Além disso, baixos níveis de T3 podem ser o resultado de baixa produção de T4 ou problemas de conversão de T4 em T3 devido a influências externas (como má nutrição, estresse e toxinas). 

Se apenas um desses três hormônios falhar na produção ou liberação, os outros dois podem ser afetados.

A função ideal da tireoide influencia a produção e liberação de outros hormônios importantes. Por exemplo, a globulina de ligação aos hormônios sexuais (SHBG) se afeta quando a função da tireoide está prejudicada. Baixos níveis de SHGB e testosterona podem afetar a fertilidade nos homens.

Deficiências nutricionais também podem causar problemas de tireoide, como deficiência de iodo. Aliás, no Brasil, o sal de mesa é iodado, reduzindo significativamente os distúrbios da tireoide relacionados ao baixo teor de iodo.

Quão comum é o hipotireoidismo?

O hipotireoidismo pode afetar até 5% das pessoas, embora muitas mais possam tê-lo sem perceber. Estudos mostram que entre 3% a 16% dos homens podem ter hipotireoidismo, e o risco aumenta à medida que você envelhece.  

As mulheres são 5 a 10 vezes mais propensas a ter hipotireoidismo do que os homens. Isso ocorre porque a principal causa do hipotireoidismo é uma doença autoimune, sendo mais comum em mulheres.

Sintomas do hipotireoidismo em homens

A tireoide influencia o metabolismo de quase todas as células do corpo, tornando os sintomas difíceis de identificar. 

Ademais, para os homens, os sintomas do hipotireoidismo incluem sensação de lentidão, perda de massa muscular, calvície ou disfunção erétil. 

Além disso, esses mesmos sintomas também se associam frequentemente à baixa testosterona em homens — outra razão pela qual os problemas de tireoide são frequentemente mal diagnosticados nos homens. 

Mas casos não diagnosticados de hipotireoidismo podem ser perigosos. Sem tratamento, a condição pode evoluir para doenças mais graves, incluindo doenças cardíacas ou fibromialgia.

Os sintomas mais comuns de hipotireoidismo em homens são:

  • Perda de cabelo
  • Fadiga
  • Pele seca
  • Ganho de peso
  • Prisão de ventre
  • Intolerância ao frio

Leia também::: O impacto do consumo de álcool no emagrecimento

Tratamentos para problemas de tireoide em homens

A maioria dos desequilíbrios hormonais da tireoide se trata com uma forma de terapia hormonal: a versão sintética do T4, conhecida como levotiroxina. Dessa forma, uma consulta com um médico nutrólogo é essencial, que através de exames determinará o hipotireoidismo.

A terapia de reposição hormonal bioidêntica é uma opção de tratamento eficaz para homens com problemas de tireoide. Afinal, ao contrário dos hormônios sintéticos, os hormônios bioidênticos são estruturalmente idênticos aos hormônios do corpo humano. 

Essa replicação exata garante que os hormônios de reposição se encaixem idealmente nos receptores celulares para que a função seja otimizada. A função ideal significa que seus sintomas desaparecerão e os sistemas do seu corpo funcionarão como a natureza pretendia.

Por fim, caso sintam os sintomas listados acima, conversem com seu médico sobre a possibilidade de hipotireoidismo. E para mais dicas e informações sobre saúde do homem e longevidade saudável, siga também minhas redes sociais. Estou no Instagram, Facebook e Youtube!