Há mais maneiras de medir a aptidão de uma pessoa do que apenas subir em uma balança. O índice de massa corporal (IMC) é uma medida bastante popular, mas não tão importante quanto o percentual de gordura.
Como o cálculo do IMC é baseado apenas em sua altura e peso, ser do sexo feminino ou masculino não influencia em como esse número é calculado. Dito isto, existem diferenças entre homens e mulheres quando se trata de faixas de porcentagem de gordura corporal.
Mas essas diferenças impactam diretamente na sua qualidade de vida. Afinal, conhecer o percentual de gordura é fundamental no processo de emagrecimento e na busca por uma vida mais saudável.
Para explicar melhor essa relação, e a importância de se conhecer o percentual de gordura do seu corpo, confira o artigo que preparei abaixo!
A balança é uma ferramenta padrão para quem tenta ficar em melhor forma. Muitos temem ou antecipam o que ela dirá.
Mas o fato é que a balança mostra apenas seu peso total, e não aquilo que realmente compõe seu peso.
A composição corporal refere-se à proporção de gordura que você tem, em relação ao tecido magro (músculos, ossos, água corporal, órgãos, etc). Esta medida é um indicador mais claro da sua condição física.
Ou seja, não importa o que você pesa, quanto maior a porcentagem de gordura corporal que você tem, maior a probabilidade de desenvolver doenças relacionadas à obesidade, incluindo doenças cardíacas, hipertensão arterial, derrame e diabetes tipo 2.
Leia também::: 3 atitudes que te ajudarão a evitar a chegada da obesidade
Seu índice de massa corporal (IMC) é uma medida que leva em consideração sua altura. Alguns profissionais de saúde usam o IMC para calcular se uma pessoa está abaixo do peso, peso normal, sobrepeso ou obesa.
Mas para a maioria das pessoas, o IMC está intimamente associado à quantidade de gordura corporal que elas carregam. Dessa forma, para calcular seu IMC, divida seu peso em quilogramas pela sua altura em metros ao quadrado.
- Abaixo do peso IMC abaixo de 18,5
- Normal 18,5-24,9
- Sobrepeso 25,0-29,9
- Obeso 30,0 e acima
O problema com o IMC é que ele não funciona para todos. As medidas de peso e altura de algumas pessoas as colocam na categoria de sobrepeso ou mesmo obesidade, enquanto, na realidade, são magras e musculosas.
Por outro lado, o IMC de algumas pessoas indica que elas são saudáveis, quando na verdade estão acima do peso, com pouco tecido magro e muito tecido adiposo.
Portanto, independentemente de seu IMC indicar ou não que você está acima do peso, é importante descobrir se você está carregando muita gordura corporal.
Medindo seu percentual de gordura
Existem várias maneiras de descobrir seu percentual de gordura corporal. Se você já teve sua composição corporal testada em uma academia ou por um profissional de saúde, ela pode ter sido analisada com pinças.
A saber, os compassos são pequenos dispositivos semelhantes a pinças que determinam a quantidade de gordura que você tem logo abaixo da pele, medindo as dobras cutâneas em vários locais do corpo, como a parte de trás do braço e a cintura. Profissionais de saúde usam essas medidas de dobras cutâneas em equações que estimam a gordura corporal.
Então, qual deve ser o seu percentual de gordura corporal? Um estudo no American Journal of Clinical Nutrition publicou as seguintes informações com base no seu sexo e idade:
Para Mulheres
Idade Percentual de Gordura
20-39 21%-32%
40-59 23%-33%
60-79 24%-35%
Para Homens
Idade Percentual de Gordura
20-39 8%-19%
40-59 11%-21%
60-79 11%-21%
Mas como você pode ver, as mulheres naturalmente têm uma proporção maior de gordura corporal em relação ao tecido magro do que os homens, e a gordura corporal aumenta naturalmente com a idade.
Percentual de gordura e saúde
Quando se trata de perder peso, a chave é comer menos calorias do que você gasta. Se você fizer isso e se exercitar, perderá gordura corporal.
Seu corpo foi projetado para armazenar gordura para ter reservas de energia durante a fome. Ou seja, quando você ingere menos calorias do que gasta, durante o exercício e o descanso, seu corpo queima essas reservas de gordura.
Seja sensato, no entanto – se você comer poucas calorias ou cortar todos os carboidratos, o peso que você perderá provavelmente será de líquidos e músculos, não de gordura.
Nesse caso, a balança diminuirá, mas seu percentual de gordura corporal aumentará, tornando-o menos saudável. Logo, para se ter saúde, mais que perder peso, é fundamental perder gordura corporal.
Leia também::: 5 dicas para ter mais energia e disposição
Busque uma vida saudável
As medições de IMC e de percentual de gordura corporal são dois métodos que você pode usar para avaliar seu peso e composição corporal. Mas como vimos, o segundo é muito mais preciso, já que avalia as particularidades de cada pessoa, de acordo com seu biotipo.
Portanto, se você busca por mais qualidade de vida e bem-estar, é o segundo que deve ser considerado no seu processo de emagrecimento. Ele indicará o que realmente é gordura no seu corpo, e que deve ser eliminada.
Além disso, ter o acompanhamento de um nutrólogo é fundamental no processo de emagrecimento. É este profissional que determinará a melhor estratégia, observando de forma individualizada sua composição corporal.