Nutrição ou nutrologia: devo eleger apenas um para me acompanhar?

A maioria das pessoas, ainda não sabem ao certo quais os papéis de atuação do nutricionista e do médico nutrólogo. Alguns, até acreditam que eles competem profissionalmente. De fato, ambos atuam dentro da área da saúde, assim como, estão diretamente envolvidos no critério alimentar do paciente. Porém, possuem enfoques diferentes em sua prática.

E por entender que esta é em uma dúvida comum até mesmo dos meus seguidores, que acabam não compreendendo em quais situações deverá buscar um ou outro, eu decidi disponibilizar este novo artigo no meu blog.  

Aqui eu vou explicar detalhadamente sobre a nutrologia, uma especialidade que ano após ano vem contribuindo para ajudar milhares de pessoas a adotar hábitos saudáveis e viver com qualidade.

Então, se você tem curiosidade em entender mais sobre este assunto, continue lendo este artigo e fique por dentro de um conteúdo ainda tão pouco falado.

Nutrólogo: você sabe exatamente o que este profissional faz?
O nutrólogo é um profissional formado em medicina e que realiza uma pós-graduação em Nutrologia. A partir de 1972, esta foi aceita pelo Conselho Regional de Medicina.

Dentre as suas principais funções, incluem-se o diagnóstico, a prevenção e o tratamento de doenças em busca de longevidade e mudanças de hábitos para adoção de uma qualidade de vida. Isto é feito a partir de alguns pilares, que incluem, principalmente, alimentação, atividade física, sono e equilíbrio dos  hormônios, vitaminas e minerais.

Por isso, geralmente, é feito um mapeamento, a fim de identificar o grupamento de alimentos que deverão ser ajustados e incluídos na dieta do paciente, além da adição de suplementos, se
necessário, direcionados para determinado objetivo (e vale salientar que esta definição parte com exclusividade de cada paciente, o que quer dizer que, são dosagens individuais e específicos de acordo com a avaliação médica).

Portanto, podemos definir dentre as principais atividades desenvolvidas por o nutrólogo a: definição da ingestão ideal de proteínas ou vitaminas, partir da necessidade de individual; fazer o mapeamento e avaliação completa (através da checagem de exames clínicos, controlar distúrbios alimentares.  

Nutricionista: entenda o quão importante é a profissão para alcançar qualidade de vida.
O nutricionista atua diretamente na condução de bons hábitos alimentares para o seu paciente. Dessa forma, produz cardápios direcionados a necessidade de cada paciente de forma individualizada e específica. A escolha é feito a partir da verificação de deficiências e excessos nutricionais.

A proposta é trabalhar a reeducação alimentar, por isso, indica aqueles alimentos que contribuem de forma saudável e equilibrada para ter qualidade de vida.

Nutrólogo e nutricionista: a potencialidade das profissões e o alcance de resultados extraordinários ao paciente.
Apesar dos nutrólogo dos nutricionistas atuarem em abordagens distintas, podemos considerar que as áreas se complementam e inclusive, proporcionam resultados mais efetivos aos pacientes. Ao firmar parcerias, é possível , por exemplo, um tratamento mais completo.

Esta situação é tão real, que nos próprios consultórios existem profissionais atuando dentro da área de nutrição e da nutrologia. Isto, por prezar por um processo completo e eficaz aos pacientes, especialmente, para solucionar questões que envolvem disfunções alimentares.

Por ter uma visão mais ampla da saúde, semelhante, por exemplo, ao clínico geral, o nutrólogo também participa ativamente de processos mais complexos através do uso de medicamentos, além de fazer a avaliação e o encaminhamento a outras áreas, como o cardiologista e o ortopedista.

E é justamente nestes casos, os que requerem maior atenção e cuidado, é que os nutricionistas devem direcionar com mais urgência ao nutrólogos.

Além disso, eles desenvolvem um trabalho de extrema parceria e podemos até considerá-los como “complementares”, afinal, o nutrólogo ao identificar deficiências em decorrência da perda de peso, por exemplo, ele poderá encaminhá-lo a um nutricionista para que seja feita uma dieta específica ao caso.

Em resumo, eu posso te falar assim:

Caso você queira um profissional que faça um mapeamento e análise de diferentes questões, que envolvem deficiências nutritivas ou disfunções, o ideal é buscar a orientação de nutrólogo, primeiramente. Dentro deste contexto, também se inclui a manifestação de sintomas relacionadas a alguma doença, como as gastrointestinais.

Porém, se você está certo que sua saúde está em dia e busca apenas orientação de uma alimentação balanceada com o objetivo de investir em um corpo que tanto deseja, além de manter uma saúde equilibrada, o ideal é buscar um nutricionista.

Vilã ou parceiro: como está a relação com o seu corpo?
E hoje, como está sua satisfação em relação ao seu corpo e sua saúde? Qual a sua necessidade de buscar um profissional competente que contribua ativamente com a sua mudança de hábitos e adoção de qualidade de vida?

Cada vez mais estamos vivendo em uma sociedade em que lutamos  diariamente contra o nosso próprio tempo. Por conta disso, às vezes, cuidar de si mesmo é uma questão que se torna esquecida pela a maioria das pessoas.

Grande parte não tem a consciência como esta mudança pode ser a chave para ter uma rotina até mais produtiva no trabalho, por exemplo. Somar um sono, alimentação de qualidade, práticas esportivas e reposição hormonal são os principais pilares para alcançar alta performance em todas as áreas da vida.

E então, que tal começar a adotá-los ainda hoje? Se você quiser saber mais sobre o assunto, basta entre em contato com a minha equipe. Será um prazer ajudá-lo.

SÃO PAULO | Whatsapp: +55 11 99472-0997

FORTALEZA | Whatsapp: +55 85 99737-5060

JUAZEIRO DO NORTE | Whatsapp: +55 85 99211-7318

Um abraço,

Fernando Guanabara