Curiosidades sobre a andropausa

A andropausa

Causada pela diminuição da produção de testosterona, a andropausa é irreversível. Ou seja, apenas a reposição livrará o homem dos sintomas. O tratamento diminui os efeitos da doença, pois o envelhecimento reduz cada vez mais os níveis do hormônio.

É interessante também que o homem preocupe-se em adotar e manter uma nova rotina que inclua acabar com o tabagismo, alcoolismo, sedentarismo e alimentação irregular; cuidar da alimentação, investindo em alimentos como os ovos e frutos do mar, pois são ricos em ômega 3 e vitamina D. Beber muita água para aumentar a resistência física, melhorar a digestão e controlar a pressão sanguínea e tomar sol, pois o hábito combate à osteoporose e auxilia na absorção de cálcio para o intestino e rins.

Homem também faz reposição hormonal

A terapia de reposição hormonal não é prejudicial desde que seja realizada com hormônio isomolecular ou natural, em uma dosagem personalizada e com supervisão médica sem superar os níveis estabelecidos do tratamento. Existem diversos tratamentos à base de testosterona isomolecular, tanto injetáveis, como em gel ou os populares pellets, que são implantados na pele.

Então, a alternativa de repor hormônio, promove o prolongamento da vida social, sexual e profissional; preserva a musculatura e mantém os ossos fortes. A suplementação hormonal com testosterona também é indicada para o tratamento de inúmeros casos de doenças que se desenvolvem por causa de alterações dos níveis hormonais no organismo masculino e que podem gerar disfunção erétil, impotência sexual, ginecomastia e infertilidade.

Pronto! Mistério resolvido. Se você ainda tiver alguma dúvida, fique à vontade pra me chamar nas redes sociais, e não esqueça de passar adiante seus conhecimentos, compartilhando esse post com seus amigos!

Até breve, um abraço, Dr. Fernando Guanabara.