Cansado de se sentir cansado? Se a resposta é sim, então você chegou ao lugar certo! Logo abaixo, preparamos algumas dicas para ter mais energia e disposição.
A falta de energia e disposição pode ter várias causas, e que podem estar ligadas a uma má alimentação, a falta de nutrientes específicos no corpo, ou mesmo problemas hormonais. Identificar a causa e tratá-la é o melhor caminho para recuperar a disposição.
Quer saber como? Confira o artigo que preparei abaixo!
Como a obesidade afeta sua energia e disposição
Carregar uma quantidade excessiva de peso aumenta o risco de fadiga. Mas não se trata apenas de carregar o peso adicional.
Em muitos casos, há outra razão subjacente pela qual ser obeso deixa você tão cansado. Estar acima do peso aumenta o risco de um bom número de condições, e quase todas causam fadiga.
Entre as doenças que podem estar relacionadas à obesidade, e que impactam diretamente na sua qualidade de vida, estão:
- Diabetes tipo 2
- Hipertensão (pressão alta)
- Doença cardíaca
- Certos tipos de câncer
- Apneia obstrutiva do sono
- Doença renal
- Osteoartrite (dor articular e muscular)
- Acidente vascular encefálico
- Asma
- Depressão
- Ansiedade
Ou seja, a obesidade vai reduzir seus níveis de energia e disposição, ao mesmo tempo que o tornarão mais propenso a determinadas doenças. Por isso, confira 5 dicas para mudar isso logo abaixo.
1. Coma os alimentos certos
Os alimentos que comemos são destinados a nos dar combustível. Quanto melhor a qualidade dos alimentos, mais energia você terá, permitindo que você faça mais, incluindo exercícios.
Atenha-se a uma dieta saudável que inclua uma mistura de carboidratos complexos, carnes magras e muitos vegetais. Aumente sua proteína para construir músculos, que queimam mais gordura em repouso.
Carboidratos complexos incluem grãos integrais que podem lhe dar mais energia para alcançar seus marcos de perda de peso sem se sentir privado ou com fome.
Leia também::: Quais são os sintomas da andropausa no homem?
2. Mantenha-se hidratado
A desidratação pode causar o desligamento de partes do seu corpo, o que resulta em fadiga.
Mas também mantenha seu corpo funcionando de forma eficiente bebendo água suficiente para mantê-lo hidratado durante todo o dia.
Tente beber até oito copos de água por dia, mas não tente consumir tudo de uma vez. Em vez disso, beba a água periodicamente para garantir que você se hidrate de maneira saudável para um simples impulso energizante.
3. Durma o suficiente
Dormir de 7 a 8 horas por noite é um potenciador de energia certo. Seu corpo recarrega e se refresca durante a noite. Afinal, se você não dormir o suficiente, seu corpo pode não funcionar tão bem física ou mentalmente.
Se você achar difícil dormir o suficiente, talvez seja necessário realizar a chamada “higiene do sono”. Ela consiste em retirar do quarto todos os equipamentos eletrônicos que emitem luz.
Mas também evite telas ao menos uma hora antes de ir para a cama, e torne o seu quarto o mais escuro e fresco possível. Isso tudo ajuda seu ciclo circadiano a liberar melatonina na quantidade e hora certa, ajudando com suas noites de sono.
4. Reduza o Estresse
Preocupar-se demais desencadeia a defesa de luta ou fuga do seu corpo, que inunda seu corpo com cortisol quando estressado.
Esse hormônio pode causar dores de estômago, dores de cabeça, tensão muscular e outros sintomas irritantes que também podem levar à fadiga.
Por isso, respire fundo e tente fazer uma pausa de tudo o que está estressando você. Se não for possível evitar, tente exercícios de respiração profunda.
Respirar longa e profundamente pode acalmá-lo, relaxar os músculos e dar-lhe mais energia!
5. Faça algum exercício
Procure fazer exercícios todos os dias e seus níveis de energia melhorarão. Os exemplos incluem uma caminhada ao redor do quarteirão, abdominais na sala de estar ou flexões de joelhos.
Por exemplo, uma caminhada de 15 minutos lhe dará um impulso de energia muito necessário, e os benefícios só aumentam quanto mais você faz.
Comece pequeno e construa seu caminho. Por exemplo, você pode começar com cinco minutos de atividade pela manhã, seguidos por outros cinco à noite. Faça isso por algumas semanas, depois aumente para dez minutos.
Por fim, tente atingir uma meta de 2,5 horas de exercícios aeróbicos de intensidade moderada, como ciclismo ou caminhada rápida, todas as semanas.
Leia também::: Sono e perda de peso: qual a relação?
Agora é com você!
Ao seguir essas dicas, você terá mais energia e disposição para conquistar tudo aquilo que deseja em sua vida, incluindo aí seus objetivos de emagrecimento.
Além disso ,você também deve buscar o atendimento personalizado e individualizado de um nutrólogo. Afinal, este profissional saberá fazer a avaliação completa do seu organismo, seus níveis nutricionais, e indicar o plano mais adequado às suas necessidades.
Por fim, espero que tenha gostado das dicas para ter mais energia e disposição, e que as coloque em prática o quanto antes. E para mais dicas e muita informação sobre saúde, siga também meu canal do Youtube!